sexta-feira, 16 de março de 2018

15 - Jürgen Moltmann - Teologia Em Foco. Claudio de Oliveira Ribeiro



O teólogo alemão Jürgen Moltmann tem sido um dos mais destacados pensadores no campo teólogo da atualidade. A produção dele, desde a década de 1970, tem sido aceita e refletida em diferentes continentes e contextos eclesiais e acadêmicos. Tal repercussão, como é de se esperar, não é dada de uma forma isenta de tensões. Especialmente para o contexto teológico latino-americano, o diálogo com Moltmann sempre foi marcado por profundos debates, contraposições, mas com fortes aproximações e desafios.
Para as pessoas que vivenciam o cenário acadêmico nas áreas da teologia e das ciências da religião, Moltmann é alguém que dispensa apresentações. Mesmo assim, preparamos um dossiê com dois artigos que podem dar uma visão panorâmica do pensamento teológico de nosso autor. Este livro é a síntese dos resultados de pesquisa de iniciação científica e Tecnológico (CNPq). Ele traz um resumo dos livros onde encontramos uma visão geral da teologia do autor e suas principais contribuições para o debate teológico.



14 - Jürgen Moltmann e a teologia pública no Brasil. Alonso S. Gonçalves



A proposta desse livro, é fornecer mais elementos para a construção de uma teologia pública que coloque a igreja, sendo ela um lugar comum do fazer teológico, em diálogo com a cidade, tendo a esperança como horizonte de ação para a realização dos valores do reino de Deus. Convidamos Jürgen Moltmann para esse caminho, por entender que o teólogo alemão é um dos primeiros a pensar a natureza pública de uma teologia engajada socialmente, trazendo uma práxis que dê conta (ou procura dar) de um tempo em que mudanças são frequentes e o diálogo imprescindível, portanto, uma teologia pública que tenha condições de dizer algo no espaço público com discernimento, propondo, reagindo e fazendo.

terça-feira, 13 de março de 2018

12 - Livros de Jürgen Moltmann

Às vésperas da quarta visita de Moltmann ao Brasil, público aqui uma breve apresentação de todos os livros do renomado teólogo alemão traduzidos para o português.


Jürgen Moltmann, teólogo protestante alemão, é talvez a figura mais importante da teologia cristã atual. Possui obras sobre os principais temas da teologia. Ficou conhecido pelo livro Teologia da Esperança e pelo Deus Crucificado. Toda sua teologia se fundamenta sobre uma dura experiência pessoal de prisioneiro de guerra em campos de concentração e sobre o diálogo com as ciências que têm a ver com a terra e a vida o que lhe permitiu elaborar uma profunda visão ecológica.
Toda teologia de Moltmann revela um explicito interesse prático. Visa ajudar as pessoas a assumirem o caminho de Jesus para resgatar a própria humanidade, solidarizar-se com todos os sofredores e fazer avançar a inauguração do novo céu e da nova terra.


Teologia da Esperança: Estudo sobre fundamentos e as consequências de uma escatologia cristã
Este livro fez seu próprio caminho pelo mundo. Ele foi traduzido em vários idiomas e repetidamente reeditado. A Teologia da Esperança foi discutida em numerosos periódicos teológicos e não teológicos, cristãos e não cristãos. Ela deu sua contribuição para que o labor teológico se orientasse para a história do Deus da esperança.
Pg. 469
Teológica
Paulus


Experiências de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã
A teologia como função do reino de Deus no mundo se desenvolve na esfera pública como theologia publica. Ela participa da res publica da sociedade com a qual se compromete critica e profeticamente na profeticamente na perspectiva do reino de Deus que vem. Os desafios da vida política, cultural, econômica e ecológica da sociedade, hoje, no diálogo com as diferentes concepções de mundos e as religiões, constituem o horizonte da Theologia Publica querem ser uma contribuição para a relevância pública da teologia.
Pg. 296
Unisinos


Trindade e Reino de Deus

Trindade e Reino de Deus para além da teologia trinitária tradicional apresenta uma proposta inovadora para o estudo da Trindade, segundo um “sistema aberto” de reflexão teológica. Defende que os conceitos tradicionais são renováveis e abertos a novas interpretações, assim configura-os numa doutrina trinitária conscientemente social. Por ter um enfoque universal oferece propostas para uma superação de cismas eclesiais e teológicos fixados desde séculos.
Pg. 224
Vozes



Ética da Esperança
A presente obra é esperada há muito tempo. Nela Jürgen Moltmann mostra, na perspectiva da teologia da esperança, como se entrelaçam os pontos de vista éticos, os juízos éticos e o agir concreto.
Após um capítulo fundamental sobre a relação entre escatologia e ética, seguem-se três passos: Moltmann indaga por uma ética da vida que se diferencia de uma ética da morte, por uma ética da terra em face dos desafios ecológicos da atualidade e, finalmente, por uma ética da justiça em face das crescentes disparidades sociais e globais na convivência social. 
Pg. 320
Vozes



A Igreja no Poder do Espírito
Este livro deseja servir á orientação da Igreja. As rápidas mudanças de situações externas, progresso revolucionários nas ciências e nas técnicas, e ao mesmo tempo as crescentes ameaças em conflitos sociais, militares e ecológicos infundiram em muitas pessoas de nossa sociedade a sensação de uma insegurança generalizada. Não é por nada que, hoje em dia, todo mundo sinta uma profunda "desorientação". Todo mundo fala de crises, seja elas a crise petróleo ou crises psicológicas e espirituais. A instabilidade cresce, exterior e interiormente. Os sistemas políticos econômicos, éticos e religiosos são mais vulneráveis do que muitos pensavam. Por isto cresce também a necessidade de segurança em todas as áreas. As igrejas não ficam isentas dessa desorientação e insegurança generalizadas. Membros de comunidades questionam criticamente o sentido do culto e perguntam ceticamente pelo sentido das reformas do culto. Pastores, lideranças eclesiásticas e sínodos discutem as crises que estão percebendo e suas próprias crises.
Pg. 463
Academia Cristã



No Fim, o Início - Breve Tratado sobre a Esperança
Jürgen Moltmann coloca no centro deste pequeno tratado da esperança os três inícios de nossa vida: nascimento, renascimento, ressurreição. A primeira parte é dedicada à reflexão sobre o milagre do início da vida. Na segunda parte o autor se interroga sobre a esperança que torna possível a vida na realidade fragmentária da existência, apesar do fracasso dos projetos de vida e diante da própria culpa. Molttman destaca assim as chamadas "últimas coisas", não como discurso teológico abstrato, mas como discurso especificamente direcionado para a vida humana individual. 
Pg. 205
Loyola


O Futuro da Criação
Jürgen Moltmann e Levy Bastos nos oferecem, neste livro, uma reflexão teológica consistente - e, ao mesmo tempo, clara - sobre o mundo atual. Falam da criação, suas lutas e sua destinação para a vida, numa forma envolventemente cativante. O texto é fruto de uma bela história. Uma amizade iniciada em 1993 na universidade de Tübingen, quando Moltmann era docente de teologia sistemática e Levy Bastos, seu aluno. Pensando em sua terceira vinda ao Brasil, Moltmann preparou as conferências aqui publicadas. 
A estas, somaram-se as reflexões (segunda parte deste livro) que Bastos desenvolveu, desejando, por meio delas, apresentar traços da teologia do doutor da esperança. De um lado, reflexões de um teólogo maduro e sempre atual; Moltmann responde com propriedade às angustiosas questões do homem de hoje por justiça num mundo sem compaixão. De outro, pesquisa teológica séria que transborda os limites da academia; Bastos se revela aprendiz que compreende que o discípulo não deve reproduzir o pensamento de seu mestre; antes, refundi-lo em categorias atuais; nele se inspirar, sem dele, todavia, nunca depender.
Pg. 208
Mauad



Ciência e Sabedoria
O descobrimento da crise ecológica do meio ambiente, dos nossos semelhantes e da natureza da terra incentivou uma nova teologia da natureza e trouxe à luz uma nova espiritualidade da criação. Desde a juventude o autor foi fascinado pelo diálogo teológico com as ciências naturais. No entanto, na guerra e na prisão, teve experiências de vida e de morte e percebeu que as questões existenciais eram mais importantes que as científicas. Elas o levaram à teologia, sem jamais se esquecer da ciência. Mais tarde, aproveitou toda a oportunidade para dialogar, como teólogo, com cientistas naturais, leu as obras científicas mais importantes e procurou compreendê-las. Isso o convenceu de que os teólogos podem aprender algo sobre Deus não apenas com a Bíblia, mas também com o "livro da natureza". Como o que ele deseja é menos uma teologia especial e mais uma doutrina sapiencial geral, intitulou este livro de Ciência e Sabedoria. 
Pg. 247
Loyola


O Deus Crucificado: A Cruz de Cristo como Base e Crítica da Teologia Cristã
Um jeito diferente de fazer teologia... Quem se "aventurar" a ler os textos de Moltmann não encontrará uma estrutura teológica convencional. Ele não é um teólogo sistemático como os outros. Seu "Sistema" se construiu como uma metáfora da vida.
Pg. 428
Academia Cristã





O Caminho de Jesus Cristo
O livro - O caminho de Jesus Cristo é uma bem elaborada síntese das questões cristológicas contemporâneas. A figura de Jesus que emerge desta sua erudita reflexão e de um Jesus que assume a condição humana de sofrimento e opressão.
Como Messias enxuga lagrimas, encoraja desesperados e liberta oprimidos. Especial importância confere à ressurreição que a vê como uma revolução dentro da evolução. Tudo culmina com uma visão do Cristo cósmico que, como ressuscitado, fermenta toda a história, levando-a a sua culminância no Reino da Trindade.
Pg. 528
Academia Cristã


Há Esperança Para a Criação Ameaçada?
Qual é a contribuição que a teologia cristã pode dar para a superação da crise ecológica e humanitária que estamos vivendo? Este é o tema principal do ensaio escrito por dois dos mais eminentes teólogos atuais, um de tradição católica – Boff – e outro de tradição protestante – Moltmann. Em sua contribuição, J. Moltmann apresenta os caminhos e descaminhos que a reflexão teológica passou para que pudéssemos chegar ao “estado atual das coisas” e sinaliza as novas abordagens que estão surgindo e trazem esperança, entre outras, com a teologia natural. L. Boff, em seu turno, apresenta as virtudes necessárias para superar a crise ecológica tendo em vista, principalmente, fomentar práticas alternativas.
Pg. 104
Vozes


O Espirito Da Vida
A pneumatologia de Moltmann é um convite a nos abrirmos às experiências do Espírito vivificante e dizer sim à vida, a superar os perigos que nos ameaçam de todos os lados e a renascer pela regeneração no Espírito. Este livro, segundo o próprio autor, transformou-se numa viagem de descoberta para uma terra desconhecida. 
 Vozes






A Fonte da vida - O Espírito Santo e a teologia da vida
Em linguagem clara e compreensível, esta obra expõe as linhas fundamentais de ensino sobre o Espírito Santo. O Espírito Santo é a força da vida nova, o corpo e a alma, o Espírito e o sentido dos viventes. Nele experimentamos a presença de Deus, a comunidade entre as pessoas e a comunidade entre as pessoas e as outras formas de vida na Terra.
Pg. 152
Loyola




A vinda de Deus: escatologia cristã
A teologia como função do reino de Deus no mundo se desenvolve na esfera pública com theologia publica. Ela participa da res publica da sociedade com a qual se compromete critica e profeticamente na prospectiva do reino de Deus que vem. Os desafios da vida política, cultural, econômica e ecológica da sociedade, hoje, no diálogo com as diferentes concepções de mundo e as religiões, constituem o horizonte da theologia publica.
Pg. 374
Unisinos



Vida Esperança e Justiça: um testemunho teológico para a América Latina
Reflexões inéditas. Um balanço das principais questões presentes na teologia de Jürgen Moltmann.
Pg. 101
Editeo








por


David Rubens

11 - Vídeo: Jürgen Moltmann

10 - As Visitas de Jürgen Moltmann ao Brasil: 1977; 2008; 2011; 2016.

Por David Rubens de Souza

O teólogo alemão reformado Jürgen Moltmann é um dos pensadores europeus de maior destaque no século XX, é também o que tem mais contato com o Brasil. Suas quatro visitas ao país (1977, 2008, 2011, 2016) possibilitaram uma ampla discussão nos meios acadêmicos acerca de sua obra que tem, desde então, desfrutado de amplo trânsito dentro dos mais diversos segmentos da tradição cristã.


Primeira Visita: 1977

Visitas a seminários e institutos teológicos no Brasil. Depois de uma visita a São Leopoldo, setembro, foi para Rudge Ramos, em São Paulo. Onde estava o antigo prédio do seminário metodista. Foi realizado o evento com três dias de duração, o tradutor da conferência foi o professor Duncan A. Reily. Naquela ocasião Moltmann visitou um seminário no centro da cidade e também a Igreja “O Brasil para Cristo”. No Rio de Janeiro visitou o Instituto Bennett. Em Recife, foi recebido por Dom Hélder Câmara. Onde ouve uma discussão sobre direitos humanos.




Segunda visita: 2008 

A Universidade Metodista de São Paulo acolheu o teólogo alemão Jürgen Moltmann do dia 29 a 31 de outubro de 2008.
Como parte do evento a Universidade Metodista de São Paulo ofereceu a Jürgen Moltmann o título de Dr. Honoris Causa como reconhecimento pelo conjunto de sua obra teológica e atuação no campo da educação.
Dia 30 – quinta-feira às 19h30 Concessão do título de Doutor Honoris Causa a Jürgen Moltmann - Edifício Beta. Salão Nobre
Dia 31 de outubro - sexta-feira - Edifício Beta. Salão Nobre.
8h Conferência: “O seu Nome é Justiça: a justiça de Deus para as vítimas e para os agressores”. Jürgen Moltmann

A contribuição de Jürgen Moltmann

A contribuição inestimável do Dr. Moltmann para a reflexão teológica, tanto quanto para a presença e ação pública das Igrejas na sociedade contemporânea, transcende as fronteiras da Europa e é universalmente reconhecida. Suas obras, traduzidas para diversas línguas, estão entre as mais influentes e o projetam entre os mais importantes teólogos dos séculos XX e XXI. A seriedade de sua interpretação da mensagem cristã, a sua profundidade filosófica, a sua permanente abertura para as angustiantes questões contemporâneas, a sua aguçada sensibilidade social e política, o seu compromisso com as causas dos Direitos Humanos, da justiça e da paz, da ecologia e do ecumenismo, entre outras, aliada à sua fecunda produção intelectual justificam, sem dúvida, a outorga do título de Doutor Honoris Causa.
Vale lembrar que, no ano de 1977, o Dr. Jürgen Moltmann, já mundialmente célebre em vista da publicação de sua Teologia da Esperança, esteve, a convite da Fateo, com o apoio da ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos), no Brasil quando proferiu diversas conferências em distintas regiões do país, publicadas posteriormente sob o título Paixão pela Vida (São Paulo: ASTE, 1978). Nessa oportunidade, houve um diálogo tenso, porém fecundo, com a teologia da libertação latino-americana.



Terceira Visita: 2011

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2011 o Centro Universitário Metodista Bennett recebeu a visita do Teólogo Jürgen Moltmann para realização de duas conferências. Moltmann realizou um diálogo no Bennett com o igualmente conhecido Teólogo brasileiro Leonardo Boff. Ambos ministraram a Aula Magna de abertura do segundo semestre letivo tratando da temática da ecologia e dos direitos humanos sob a inspiração da fé cristã. Moltmann lançou também, em parceria com o coordenador do Curso de Teologia na Faculdade de Teologia César Dacorso Filho e no Bennett, Prof. Levy Bastos, o livro “O futuro da criação”, no qual estão presentes as reflexões de ambos os teólogos sobre meio-ambiente e fé cristã.

Tema

O tema central foi o papel do ser humano como parte da criação e diante do seu sofrimento. Na sua primeira palestra, Jürgen Moltmann descreveu sua compreensão de uma “teologia ecológica” capaz de acompanhar o novo paradigma da sustentabilidade. Para isso, propôs uma leitura sustentável de Gênesis 1 (a criação do ser humano como último mostra a sua dependência de tudo que foi criado antes), problematizou o pensamento linear da modernidade e explicitou a sua compreensão de uma ética da criação (reconsiderando a ética do sábado como sétimo dia da criação).
Leonardo Boff apontou dez temas relacionados com o assunto, entre eles: o paradigma da interdependência, a importância da biodiversidade e diversidade cultural, a necessidade de uma ciência mais consciente e universidades promovendo uma aliança de saberes, a busca do bem comum, tanto da terra como da humanidade, e a substituição da ditadura da razão por uma razão sensível ou cordial.
O auditório do Bennett ficou duas vezes lotado e precisava-se de mais do que uma hora para atender às filas de pessoas em busca de um autógrafo nos livros de Jürgen Moltmann e do seu lançamento junto com Levy Bastos, diretor da Faculdade de Teologia do Bennett.


Quarta visita: 2016

Jürgen Moltmann veio ao Brasil para participar do Seminário Internacional de Teologia. Promovido pela Faculdade Unida, o encontro aconteceu de 19 a 21 de setembro, em Vitória, ES.
Com o tema “Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina”, o encontro ofereceu aos participantes vários seminários temáticos, tais como: “Religião e Esfera Pública”, “Protestantismos e Sociedade”, “O Pensamento de Jürgen Moltmann”, “Religião, Gênero, Violências e Direitos Humanos”, “Narrativas Sagradas: Justiça e Esperança” e “Diversidade Religiosa e Étnico-Racial”.
Outros palestrantes que participaram do seminário: Dr. Craig Barnes, presidente do Seminário Teológico de Princeton, Dra. Uta Andrée da Missionsakademie de Hamburgo (Alemanha), Dr. Rudolf von Sinner, professor da Faculdades EST e o Dr. Levy da Costa Bastos, diretor do Seminário Metodista César Dacorso Filho.










09 - JÜRGEN MOLTMANN E OS DIRETOS HUMANOS: REFLEXÃO SOBRE A TAREFA POLÍTICA DA CRISTANDADE. David Rubens

David Rubens de Souza

RESUMO
O presente estudo visa abordar a temática dos Direitos Humanos no pensamento de Jürgen Moltmann. A quarta visita do teólogo alemão ao Brasil torna-se momento oportuno para reflexão sobre diversos assuntos. Entre os vários temas que urge por uma reflexão consciente e contextualizada vale citar a Política, mais especificamente os Direitos Humanos. Também nesta área Moltmann prestou notável contribuição. A proposta do estudo consiste exatamente em fazer uma breve apresentação de algumas das intervenções do teólogo da esperança no sentido de compreender o espaço de reflexão dos Direitos Humanos na cristandade. Algumas questões norteiam o trabalho: a tarefa política da cristandade para além da vida em ordenamentos estatais preestabelecidos; a dignidade inviolável e o direito igual de todos os seres humanos; os Direitos Humanos entendidos como correspondência e antecipação do Reino do Filho do Homem. É possível supor que o cristianismo pode dar sua contribuição para a compreensão do ser humano e dos direitos.

Palavras-chaves: Jürgen Moltmann. Política. Direitos Humanos. Cristianismo.

Comunicação:
ST04 - Tema: "Religião, Gênero, Violências e Direitos Humanos".
Moderadora: Claudete Beise Ulrich


Link para o Artigo Completo: academia.edu

08 - Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina


O Seminário Internacional de Teologia na Faculdade Unida de Vitória proporcionou ambiente de discussão de altíssimo nível.

Nomes que abrilhantaram o evento:

Jürgen Moltmann, Universidade de Tübingen, Alemanha.

Rudolf von Sinner, Doutor em Teologia pela Universidade de Basiléia, Suíça.

Uta Andrée, Doutora em Teologia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha.

Levy da Costa Bastos, Doutor em Teologia pela Universidade de Tübingen, Alemanha.

M. Craig Barnes, Presidente do Princeton Theological Seminary (USA).

Nelson Kilpp, Doutor em Teologia pelo Philipps Universität, Alemanha.












       

07 - Jürgen Moltmann no Brasil


Momento inesquecível, está ao lado de Jürgen Moltmann, um dos maiores teólogos de todos os tempos, o último da famosa safra de teólogos alemães do século XX, conhecidos como teólogos dialéticos: Karl Barth; Rudolf Bultmann; Emil Brunner; Friedrich Gogarten; Oscar Cullmann; Wolfhart Pannenberg.




 

Vitória-ES, 20 de setembro de 2016 
           

06 - Seminário Internacional: “Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina”.



Faculdade Unida de Vitória recebe aquele que é certamente um dos mais influentes teólogos dos séculos XX e XXI. Será uma oportunidade ímpar. Além do Dr. Moltmann estarão no evento o Dr. Craig Barnes, presidente do Seminário Teológico de Princeton, a Dra. Uta Andrée da Missionsakademie de Hamburgo (Alemanha), o Dr. Rudolf von Sinner, professor da Faculdades EST e o Dr. Levy da Costa Bastos. Além disso, o evento contará com seis seminários temáticos para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

QUADRO SINTÉTICO DAS COMUNICAÇÕES E CADERNO DE RESUMOS
clicando no link abaixo.
  






05 - Jürgen Moltmann: Experiências de Vida Atrás do Arame Farpado.


04 - Moltmann sobre a questão do método teológico.


Veja o pensamento de Moltmann sobre a questão do método teológico.

A teologia foi e é para mim uma aventura das ideias. Ela é um caminho aberto, convidativo. Ela fascinou e até hoje fascina a minha curiosidade intelectual. Por essa razão, os meus métodos teológicos surgiram pelo conhecimento dos objetos teológicos. O caminho só foi surgindo ao caminhar. E minhas tentativas de caminhar naturalmente são determinadas no nível biográfico-pessoal, contextual-político e pelo kairós histórico em que estou vivendo. Busquei a palavra certa para o momento certo. Não escrevi manuais teológicos.
Meus artigos de dicionário em diversas enciclopédias teológicas raramente resultaram satisfatórios. Não me caía bem colecionar exatidões teológicas porque estava por demais ocupado com a percepção de novas perspectivas e de aspectos inusitados. Não almejei ser discípulo dos grandes mestres teológicos da geração precedente. Tampouco almejo fundar uma nova escola teológica. Tudo o que quis e quero é estimular outros a descobrirem a teologia por si mesmos, a formularem seus próprios pensamentos teológicos e a se porém, eles próprios, a caminho.
A teologia permanece, necessariamente, fragmentária e inacabada, porque ela é o pensar sobre Deus daqueles que se encontram a caminho e que são, portanto, itinerantes e ainda não chegaram em casa. Por essa razão, até mesmo as catedrais e os domos medievais tinham de permanecer inconclusos, para poderem apontar para além de si mesmos.
Para mim, a teologia ocorre onde pessoas chegam ao conhecimento de Deus e “percebem” a presença de Deus com todos os seus sentidos na práxis de sua vida, de sua felicidade e de seus sofrimentos.
A teologia cristã é uma tarefa comunitária do “ministério teológico geral de todos os crentes”. Por essa razão, procurei valer-me do estilo comunicativo da proposição. Meu interesse não era a defesa de dogmas impessoais ou verdades desprovidas de sujeito. Mas tampouco pretendia externar apenas a minha opinião particular. Desejo, porém, que minhas proposições sejam levadas a sério na comunhão dos teólogos e das teólogas, não apenas topando com aprovação ou rejeição, mas estimulando o diálogo continuado da teologia.
Para mim, o acesso teológico à verdade do Deus triúno é dialógico, comunitário e cooperativo.


MOLTMANN, Jürgen. Experiência de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã. Vale do Rio dos Sinos, RS: Unisinos, 2004. p. 11.

David Rubens